Face à imensidão de assuntos que aborda, pode acontecer que o leitor se sinta uma casca de noz à deriva no oceano do Marketing Digital. Comecemos pelo princípio. O Marketing Digital pode ser entendido como o esforço de promoção de uma marca, estabelecendo uma interação com os clientes potenciais com o objetivo de aumentar não apenas as vendas, mas também a ligação/fidelização. Digital porque se baseia na Internet e outras formas de comunicação digital.
Ferramentas
O Marketing Digital socorre-se de várias ferramentas para atingir os seus fins, nomeadamente:
Criação de Site / Loja Online
Criação de Mailing List / Newsletter
Otimização de conteúdo (texto e imagem, por forma a melhorar o ranking nos motores de busca)
Criação de Anúncios (exemplo: Google e Facebook)
Presença em várias plataformas/redes sociais, por forma a aumentar o alcance e divulgação da marca
Vantagens
Como complemento ao marketing “tradicional”, o Marketing Digital tem algumas vantagens:
Definir público-alvo com grande detalhe
Recolha de muita informação estatística
Possibilidade de criar mecanismos automáticos com os dados e leads obtidas (remarketing)
Alcançar um público virtualmente ilimitado
Maior facilidade de chegar aos clientes potenciais e efetivos
Comunicação direta, construindo relações mais facilmente
Custos mais reduzidos
Maior facilidade de implementar alterações
4 tipos de Marketing Digital
Há outras tipologias a considerar, apresentamos aqui algumas vertentes relevantes.
1) Content Marketing (Marketing de Conteúdo)
Conteúdo é o rei no mundo do Marketing Digital, porque é ele a matéria-prima da alquimia dos motores de busca, como o Google ou o Bing. Estes pesquisam e avaliam o conteúdo. Os motores de busca dão preferência a conteúdo que considerem apelativo, relevante e atualizado com frequência. Por esse motivo, um site que não receba novo conteúdo vai sendo relegado pelo Google, perdendo força na luta pela presença nas primeiras páginas. Por forma a melhorar o ranking nos motores de busca, o marketing de conteúdo desenvolve várias tarefas. Entre elas podemos enumerar a criação de textos educacionais (exemplo, numa página de blog dentro do site), o trabalho com expressões de pesquisa (keywords) e o enriquecimento das descrições de imagens.
2) SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca)
O trabalho de SEO pode ser empreendido no próprio site (on-site) ou fora dele (off-site). Estas duas vertentes estão relacionadas com esforços a desenvolver face aos motores de busca, com o objetivo de melhorar o ranking. On-site SEO está relacionado com a otimização de conteúdo e a estrutura HTML do site. Por outro lado, Off-site SEO envolve atividades fora do site, como o trabalho de obtenção de backlinks. Backlinks são ligações num site que encaminham para outro. Estes são um fator importante, na medida que contribuem para melhorar a autoridade no Page Rank, um fator importante para os motores de busca. Essencialmente, se sites de referência num setor validam outro como sendo de confiança e relevante, os motores de busca vão ter esse facto em consideração.
3) Social Media Marketing: Paid e Organic
O Marketing de Social Media pode assumir duas formas: pago (paid), e orgânico (organic).
Marketing Pago
Relacionado com os anúncios, seja nas redes sociais ou motores de pesquisa. Pode ter como objetivo começar por melhorar a notoriedade da marca e dar a conhecer os seus produtos e serviços, trazendo o potencial cliente para as fases inicial do funil de vendas, lançando mais tarde anúncios mais focados na conversão.
Marketing orgânico (não pago)
Diz respeito a conteúdo gratuito publicado pela marca, que é posteriormente partilhado pelos utilizadores nas suas Páginas ou perfis (fotos, Posts, Stories, etc). A marca “fala” diretamente com os seguidores/potenciais clientes, criando conteúdo útil e/ou educacional, cimentando consequentemente a sua relação com a audiência.
4) SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para motores de busca)
Nesta vertente, são colocados anúncios no Google ou Bing, surgindo como resultados associados a uma qualquer pesquisa do utilizador. Estes anúncios são sempre os primeiros resultados da pesquisa, colocados no topo da página, e têm especificada a designação de “Anúncio” a anteceder o conteúdo.
O Essencial do Marketing Digital
O que é?
Face à imensidão de assuntos que aborda, pode acontecer que o leitor se sinta uma casca de noz à deriva no oceano do Marketing Digital. Comecemos pelo princípio. O Marketing Digital pode ser entendido como o esforço de promoção de uma marca, estabelecendo uma interação com os clientes potenciais com o objetivo de aumentar não apenas as vendas, mas também a ligação/fidelização. Digital porque se baseia na Internet e outras formas de comunicação digital.
Ferramentas
O Marketing Digital socorre-se de várias ferramentas para atingir os seus fins, nomeadamente:
Vantagens
Como complemento ao marketing “tradicional”, o Marketing Digital tem algumas vantagens:
4 tipos de Marketing Digital
Há outras tipologias a considerar, apresentamos aqui algumas vertentes relevantes.
1) Content Marketing (Marketing de Conteúdo)
Conteúdo é o rei no mundo do Marketing Digital, porque é ele a matéria-prima da alquimia dos motores de busca, como o Google ou o Bing. Estes pesquisam e avaliam o conteúdo. Os motores de busca dão preferência a conteúdo que considerem apelativo, relevante e atualizado com frequência. Por esse motivo, um site que não receba novo conteúdo vai sendo relegado pelo Google, perdendo força na luta pela presença nas primeiras páginas. Por forma a melhorar o ranking nos motores de busca, o marketing de conteúdo desenvolve várias tarefas. Entre elas podemos enumerar a criação de textos educacionais (exemplo, numa página de blog dentro do site), o trabalho com expressões de pesquisa (keywords) e o enriquecimento das descrições de imagens.
2) SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca)
O trabalho de SEO pode ser empreendido no próprio site (on-site) ou fora dele (off-site). Estas duas vertentes estão relacionadas com esforços a desenvolver face aos motores de busca, com o objetivo de melhorar o ranking. On-site SEO está relacionado com a otimização de conteúdo e a estrutura HTML do site. Por outro lado, Off-site SEO envolve atividades fora do site, como o trabalho de obtenção de backlinks. Backlinks são ligações num site que encaminham para outro. Estes são um fator importante, na medida que contribuem para melhorar a autoridade no Page Rank, um fator importante para os motores de busca. Essencialmente, se sites de referência num setor validam outro como sendo de confiança e relevante, os motores de busca vão ter esse facto em consideração.
3) Social Media Marketing: Paid e Organic
O Marketing de Social Media pode assumir duas formas: pago (paid), e orgânico (organic).
Marketing Pago
Relacionado com os anúncios, seja nas redes sociais ou motores de pesquisa. Pode ter como objetivo começar por melhorar a notoriedade da marca e dar a conhecer os seus produtos e serviços, trazendo o potencial cliente para as fases inicial do funil de vendas, lançando mais tarde anúncios mais focados na conversão.
Marketing orgânico (não pago)
Diz respeito a conteúdo gratuito publicado pela marca, que é posteriormente partilhado pelos utilizadores nas suas Páginas ou perfis (fotos, Posts, Stories, etc). A marca “fala” diretamente com os seguidores/potenciais clientes, criando conteúdo útil e/ou educacional, cimentando consequentemente a sua relação com a audiência.
4) SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para motores de busca)
Nesta vertente, são colocados anúncios no Google ou Bing, surgindo como resultados associados a uma qualquer pesquisa do utilizador. Estes anúncios são sempre os primeiros resultados da pesquisa, colocados no topo da página, e têm especificada a designação de “Anúncio” a anteceder o conteúdo.
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