As Cookies Essenciais devem estar sempre ativadas para que possamos guardar as suas preferências de configuração de cookies.
Se desativar estas cookies, não poderemos guardar as suas preferências. Isto significa que sempre que visitar este website terá de ativar ou desativar novamente as cookies.
O Essencial do Marketing Digital
O que é?
Face à imensidão de assuntos que aborda, pode acontecer que o leitor se sinta uma casca de noz à deriva no oceano do Marketing Digital. Comecemos pelo princípio. O Marketing Digital pode ser entendido como o esforço de promoção de uma marca, estabelecendo uma interação com os clientes potenciais com o objetivo de aumentar não apenas as vendas, mas também a ligação/fidelização. Digital porque se baseia na Internet e outras formas de comunicação digital.
Ferramentas
O Marketing Digital socorre-se de várias ferramentas para atingir os seus fins, nomeadamente:
Vantagens
Como complemento ao marketing “tradicional”, o Marketing Digital tem algumas vantagens:
4 tipos de Marketing Digital
Há outras tipologias a considerar, apresentamos aqui algumas vertentes relevantes.
1) Content Marketing (Marketing de Conteúdo)
Conteúdo é o rei no mundo do Marketing Digital, porque é ele a matéria-prima da alquimia dos motores de busca, como o Google ou o Bing. Estes pesquisam e avaliam o conteúdo. Os motores de busca dão preferência a conteúdo que considerem apelativo, relevante e atualizado com frequência. Por esse motivo, um site que não receba novo conteúdo vai sendo relegado pelo Google, perdendo força na luta pela presença nas primeiras páginas. Por forma a melhorar o ranking nos motores de busca, o marketing de conteúdo desenvolve várias tarefas. Entre elas podemos enumerar a criação de textos educacionais (exemplo, numa página de blog dentro do site), o trabalho com expressões de pesquisa (keywords) e o enriquecimento das descrições de imagens.
2) SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca)
O trabalho de SEO pode ser empreendido no próprio site (on-site) ou fora dele (off-site). Estas duas vertentes estão relacionadas com esforços a desenvolver face aos motores de busca, com o objetivo de melhorar o ranking. On-site SEO está relacionado com a otimização de conteúdo e a estrutura HTML do site. Por outro lado, Off-site SEO envolve atividades fora do site, como o trabalho de obtenção de backlinks. Backlinks são ligações num site que encaminham para outro. Estes são um fator importante, na medida que contribuem para melhorar a autoridade no Page Rank, um fator importante para os motores de busca. Essencialmente, se sites de referência num setor validam outro como sendo de confiança e relevante, os motores de busca vão ter esse facto em consideração.
3) Social Media Marketing: Paid e Organic
O Marketing de Social Media pode assumir duas formas: pago (paid), e orgânico (organic).
Marketing Pago
Relacionado com os anúncios, seja nas redes sociais ou motores de pesquisa. Pode ter como objetivo começar por melhorar a notoriedade da marca e dar a conhecer os seus produtos e serviços, trazendo o potencial cliente para as fases inicial do funil de vendas, lançando mais tarde anúncios mais focados na conversão.
Marketing orgânico (não pago)
Diz respeito a conteúdo gratuito publicado pela marca, que é posteriormente partilhado pelos utilizadores nas suas Páginas ou perfis (fotos, Posts, Stories, etc). A marca “fala” diretamente com os seguidores/potenciais clientes, criando conteúdo útil e/ou educacional, cimentando consequentemente a sua relação com a audiência.
4) SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para motores de busca)
Nesta vertente, são colocados anúncios no Google ou Bing, surgindo como resultados associados a uma qualquer pesquisa do utilizador. Estes anúncios são sempre os primeiros resultados da pesquisa, colocados no topo da página, e têm especificada a designação de “Anúncio” a anteceder o conteúdo.
Precisa de ajuda?
Conte com os nossos especialistas em Marketing Digital: https://www.iflexi.pt/socialize/
Artigos recentes
Perdeu tudo o que tinha no seu PC. E agora?
05/10/20238 Formações e Certificações gratuitas em Marketing Digital e Redes Sociais
05/09/202312 Ferramentas gratuitas para Marketing Digital e gestão de Redes Sociais
01/08/202310 Razões para um baixo ranking no Google
07/07/2023O Essencial do Marketing Digital
05/06/2023Categorias