O Google tem pelo menos 200 fatores (conhecidos) de avaliação dos websites, usando esses critérios na determinação do ranking. Será que alguma destas está a ocorrer no seu? Venha daí! 😊
1) Website com problemas técnicos
Podem ocorrer erros num site WordPress, como a configuração incorrecta do ficheiro robots.txt ou de tags, resultando num dano reputacional para o ranking do website.
2) Backlinks
A inexistência ou insuficiência de backlinks com boa reputação pode contribuir para um ranking inferior. O Google entende cada backlink como uma garantia reputacional dada por outra entidade. Se o indivíduo ou entidade que atesta for ele(a) próprio(a) conhecido(a) e respeitad(o), como um site popular na área ou um influencer, essa validação é ainda mais eficaz e proveitosa.
Por outro lado, um backlink corrompido tem um impacto negativo grande. Se ao navegar num website clicar num link e se deparar com um erro “4xx” ou “5xx”, com que imagem fica do mesmo? Confia? Provavelmente não, assim como todos os outros visitantes. O Google tem estes aspectos em consideração, tal como você.
3) Segurança
A ocorrência de falhas e riscos de segurança como a deteção de malware ou de hacking por parte do Google, têm igualmente uma ponderação negativa.
4) Sazonalidade
Os seus conteúdos podem não suscitar interesse numa determinada época do ano. Por exemplo, se vender brinquedos, poderá ter um pico de pesquisas na época pré-natalícia, que não vai necessariamente continuar.
5) Concorrentes
Os seus concorrentes também estão aí, não se esqueça deles. Podem estar a criar melhores conteúdos, SEO técnico mais eficaz, têm mais e melhores backlinks de reputados sites e especialistas do ramo. Como em qualquer mercado aberto, também aqui há concorrência pelos lugares de topo.
6) Site estagnado
Se está há muito tempo sem criar conteúdos, esta pode ser uma outra razão para o baixo ranking. O Google pode considerar o seu site menos relevante para os seus utilizadores, pelo risco de obsolescência da informação e conteúdos que tem no seu site.
7) Site não otimizado para móvel
Há muito que os dispositivos móveis têm maior quota nas pesquisas Google. Os móveis exigem um tempo de carregamento virtualmente instantâneo, relacionado com ficheiros menos pesados. Por outro lado, a navegação tem necessariamente que ser mais simples e intuitiva. Já verificou se o seu site é responsivo para vários ecrãs e formatos? Quando cria conteúdos, tem em atenção estas especificidades?
8) Elevado bounce rate
Se os visitantes do seu site ficam apenas numa página e vão embora, este comportamento indicia para o Google falta de relevância e interesse do conteúdo do mesmo. Disponibilize conteúdo que motive o visitante a explorar outras áreas do site, o Google vai recompensá-lo!
9) “Entupimento” de expressões de pesquisa (Keyword stuffing)
Uma outra prática com efeitos potencialmente negativos é “entupir” o site com expressões (keywords ou keyphrases) potencialmente iguais às das pesquisas efetuadas por parte dos utilizadores. O problema é que o exagero pode prejudicar a experiência do visitante, na medida que torna o conteúdo repetitivo e artificial e sem sentido, logo não acrescentando valor ao visitante.
Por outro lado, deverá utilizar sinónimos para não ser repetitivo. Por exemplo, uma empresa de limpeza de condomínios pode variar entre expressões como condomínios, imóveis, casas, apartamentos, limpeza de apartamentos, limpeza de condomínios, etc.
10) Títulos ou keywords obsoletas
Por exemplo, se o título do seu texto é “Melhores Page Builders de 2022”, este vai ter seguramente menos relevância em 2023, e ainda menos nos anos seguintes.
11) Ponto Bónus: Mudanças no algoritmo
“Não és tu, sou eu”.
Esta frase clássica ouvida em outros contextos das relações humanas poderia ser transportado para o Google. De facto, por vezes foi ele que simplesmente mudou, você não fez nada de errado. No entanto só há uma solução: terá de se adaptar às novas regras do jogo.
Precisa de ajuda na identificação e otimização de todos estes fatores?
10 Razões para um baixo ranking no Google
O Google tem pelo menos 200 fatores (conhecidos) de avaliação dos websites, usando esses critérios na determinação do ranking. Será que alguma destas está a ocorrer no seu? Venha daí! 😊
1) Website com problemas técnicos
Podem ocorrer erros num site WordPress, como a configuração incorrecta do ficheiro robots.txt ou de tags, resultando num dano reputacional para o ranking do website.
2) Backlinks
A inexistência ou insuficiência de backlinks com boa reputação pode contribuir para um ranking inferior. O Google entende cada backlink como uma garantia reputacional dada por outra entidade. Se o indivíduo ou entidade que atesta for ele(a) próprio(a) conhecido(a) e respeitad(o), como um site popular na área ou um influencer, essa validação é ainda mais eficaz e proveitosa.
Por outro lado, um backlink corrompido tem um impacto negativo grande. Se ao navegar num website clicar num link e se deparar com um erro “4xx” ou “5xx”, com que imagem fica do mesmo? Confia? Provavelmente não, assim como todos os outros visitantes. O Google tem estes aspectos em consideração, tal como você.
3) Segurança
A ocorrência de falhas e riscos de segurança como a deteção de malware ou de hacking por parte do Google, têm igualmente uma ponderação negativa.
4) Sazonalidade
Os seus conteúdos podem não suscitar interesse numa determinada época do ano. Por exemplo, se vender brinquedos, poderá ter um pico de pesquisas na época pré-natalícia, que não vai necessariamente continuar.
5) Concorrentes
Os seus concorrentes também estão aí, não se esqueça deles. Podem estar a criar melhores conteúdos, SEO técnico mais eficaz, têm mais e melhores backlinks de reputados sites e especialistas do ramo. Como em qualquer mercado aberto, também aqui há concorrência pelos lugares de topo.
6) Site estagnado
Se está há muito tempo sem criar conteúdos, esta pode ser uma outra razão para o baixo ranking. O Google pode considerar o seu site menos relevante para os seus utilizadores, pelo risco de obsolescência da informação e conteúdos que tem no seu site.
7) Site não otimizado para móvel
Há muito que os dispositivos móveis têm maior quota nas pesquisas Google. Os móveis exigem um tempo de carregamento virtualmente instantâneo, relacionado com ficheiros menos pesados. Por outro lado, a navegação tem necessariamente que ser mais simples e intuitiva. Já verificou se o seu site é responsivo para vários ecrãs e formatos? Quando cria conteúdos, tem em atenção estas especificidades?
8) Elevado bounce rate
Se os visitantes do seu site ficam apenas numa página e vão embora, este comportamento indicia para o Google falta de relevância e interesse do conteúdo do mesmo. Disponibilize conteúdo que motive o visitante a explorar outras áreas do site, o Google vai recompensá-lo!
9) “Entupimento” de expressões de pesquisa (Keyword stuffing)
Uma outra prática com efeitos potencialmente negativos é “entupir” o site com expressões (keywords ou keyphrases) potencialmente iguais às das pesquisas efetuadas por parte dos utilizadores. O problema é que o exagero pode prejudicar a experiência do visitante, na medida que torna o conteúdo repetitivo e artificial e sem sentido, logo não acrescentando valor ao visitante.
Por outro lado, deverá utilizar sinónimos para não ser repetitivo. Por exemplo, uma empresa de limpeza de condomínios pode variar entre expressões como condomínios, imóveis, casas, apartamentos, limpeza de apartamentos, limpeza de condomínios, etc.
10) Títulos ou keywords obsoletas
Por exemplo, se o título do seu texto é “Melhores Page Builders de 2022”, este vai ter seguramente menos relevância em 2023, e ainda menos nos anos seguintes.
11) Ponto Bónus: Mudanças no algoritmo
“Não és tu, sou eu”.
Esta frase clássica ouvida em outros contextos das relações humanas poderia ser transportado para o Google. De facto, por vezes foi ele que simplesmente mudou, você não fez nada de errado. No entanto só há uma solução: terá de se adaptar às novas regras do jogo.
Precisa de ajuda na identificação e otimização de todos estes fatores?
Somos especialistas em Marketing Digital, fale connosco: https://www.iflexi.pt/socialize/
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