SEO, ou Search Engine Optimization, é o processo de desenvolvimento do tráfego orgânico (não pago, ao contrário de um anúncio) de um website, ou seja, o que fazemos para que o nosso negócio surja com o melhor resultado possível numa pesquisa efetuada em motor de busca.
Trata-se de uma forma excelente de trazer mais tráfego, clientes, leads, e receita ao seu negócio. De forma gratuita, o que é ainda melhor. De facto, 81% das pessoas que pesquisam no Google, clicam em resultados orgânicos. O objetivo do SEO é permitir o rank mais elevado possível do seu website, idealmente, constar na primeira página de resultados. Há uma piada neste meio: se matar alguém, o melhor sítio para esconder o corpo é na segunda página de resultados do Google. Ninguém vai lá procurar.
2. Hey, estou aqui!!!
O conteúdo é importante (já lá vamos), mas antes de mais, o Google tem de saber que você existe. Citando Woody Allen, “80% do sucesso é aparecer.”
O Google vai adicionar automaticamente o seu website ao index de pesquisa, mas isto pode levar tempo, porque o processo não é automático. No entanto, pode fazer algo a este respeito: submeter o website ao Google, ou mesmo solicitar crawling e indexing das páginas (fazer um “rastreio” forçado) no Google Search Console.
3. Defina palavras-chave (keywords)
Antes de mais nada, defina as expressões que potencialmente conduzirão os utilizadores até ao seu site. Que tipo de pesquisas farão os seus potenciais clientes? Essas expressões têm que estar presentes, e com frequência, nos títulos e textos do seu website. A ferramenta Google Trends pode ajudar a identificar tendências, o Google Keyword Planner, Ahrefs e Moz são populares nesta área. Contudo, essas expressões devem surgir naturalmente nos textos do seu website, e não como simples listas de palavras-chave.
4) Título: what´s in a name
Quando cria as páginas ou artigos no seu website, dê-lhes títulos que resolvam um problema ou suscitem a curiosidade. Seja irreverente. Por exemplo, aplique sentido de humor, utilize números ou listas práticas (exemplo: “Dez mandamentos do E-commerce”), emojis, algo que o destaque da multidão. Ofereça algo único, e o seu leitor/cliente vai recompensá-lo com o seu tempo e atenção.
5. Eis Sua Alteza Real, o Conteúdo
Agora que já temos um título apelativo, passemos ao texto. Para atingir o objetivo do ranking elevado no Google, é essencial criar conteúdo apelativo aos seus potenciais leitores/clientes. Se oferecer algo útil ao seu leitor, ele vai ficar mais tempo, procurará mais conteúdo seu e vai voltar. O importante é que o seu conteúdo lhe ofereça valor e/ou resolva um problema. Se não for já, os dados estão lançados para que o volte a visitar, ou até faça uma compra na próxima vez!
Dica extra: no caso das lojas online, dedique tempo a enriquecer a descrição dos seus produtos, incluindo eventuais aplicações práticas para os mesmos. Por exemplo: a lâmpada “XPTO” é ideal para as decorações de Natal.
6. Meta à vista!
Meta description é um pitch de elevador do que tem para oferecer face à concorrência, em duas ou três linhas. Na selva da página de resultados de um motor de pesquisa, o seu resumo anuncia o que o leitor vai encontrar na sua página. E tem que ser convincente. Cada vez que efetua uma pesquisa, os sites aparecem com o respetivo título, endereço e esse pequeno resumo, que terá idealmente que ser único e diferenciador para o seu público-alvo.
7. Os olhos também comem
As imagens são mais de 20% nas pesquisas no Google (dados de 2022). Já está convencido? Desde logo deve ter em atenção o tamanho e respetivo tempo de carregamento que vão implicar (quanto mais pesadas, pior). Será que a imagem vai chamar a atenção do seu potencial leitor? Por outro lado, preencha sempre ALT text nas suas imagens. Trata-se de algumas palavras curtas que vão ajudar o Google a identificar o conteúdo da imagem e dar-lhe relevância, contribuindo para a melhoria do SEO.
8. Need for speed
Falámos do tempo de carregamento no parágrafo anterior. A velocidade é um aspeto muito importante. Cada segundo conta (mesmo!) quando 40% dos consumidores aguardam o máximo de três segundos até abandonar um site! Tragicamente, tudo pode estar acabado antes mesmo de começar, pois o Google recomenda 2 segundos para carregar completamente um website de E-commerce. Pode ter o melhor título e conteúdo do mundo, pode esforçar-se arduamente por trazer o potencial cliente até si. Mas se ele tiver que ficar muito tempo à porta, vai ver o que a loja do lado tem para oferecer. Não queremos isso, portanto, carregue no acelerador!
Otimizo, logo existo (no Google)
1. O que é e para que serve o SEO?
SEO, ou Search Engine Optimization, é o processo de desenvolvimento do tráfego orgânico (não pago, ao contrário de um anúncio) de um website, ou seja, o que fazemos para que o nosso negócio surja com o melhor resultado possível numa pesquisa efetuada em motor de busca.
Trata-se de uma forma excelente de trazer mais tráfego, clientes, leads, e receita ao seu negócio. De forma gratuita, o que é ainda melhor. De facto, 81% das pessoas que pesquisam no Google, clicam em resultados orgânicos. O objetivo do SEO é permitir o rank mais elevado possível do seu website, idealmente, constar na primeira página de resultados. Há uma piada neste meio: se matar alguém, o melhor sítio para esconder o corpo é na segunda página de resultados do Google. Ninguém vai lá procurar.
2. Hey, estou aqui!!!
O conteúdo é importante (já lá vamos), mas antes de mais, o Google tem de saber que você existe. Citando Woody Allen, “80% do sucesso é aparecer.”
O Google vai adicionar automaticamente o seu website ao index de pesquisa, mas isto pode levar tempo, porque o processo não é automático. No entanto, pode fazer algo a este respeito: submeter o website ao Google, ou mesmo solicitar crawling e indexing das páginas (fazer um “rastreio” forçado) no Google Search Console.
3. Defina palavras-chave (keywords)
Antes de mais nada, defina as expressões que potencialmente conduzirão os utilizadores até ao seu site. Que tipo de pesquisas farão os seus potenciais clientes? Essas expressões têm que estar presentes, e com frequência, nos títulos e textos do seu website. A ferramenta Google Trends pode ajudar a identificar tendências, o Google Keyword Planner, Ahrefs e Moz são populares nesta área. Contudo, essas expressões devem surgir naturalmente nos textos do seu website, e não como simples listas de palavras-chave.
4) Título: what´s in a name
Quando cria as páginas ou artigos no seu website, dê-lhes títulos que resolvam um problema ou suscitem a curiosidade. Seja irreverente. Por exemplo, aplique sentido de humor, utilize números ou listas práticas (exemplo: “Dez mandamentos do E-commerce”), emojis, algo que o destaque da multidão. Ofereça algo único, e o seu leitor/cliente vai recompensá-lo com o seu tempo e atenção.
5. Eis Sua Alteza Real, o Conteúdo
Agora que já temos um título apelativo, passemos ao texto. Para atingir o objetivo do ranking elevado no Google, é essencial criar conteúdo apelativo aos seus potenciais leitores/clientes. Se oferecer algo útil ao seu leitor, ele vai ficar mais tempo, procurará mais conteúdo seu e vai voltar. O importante é que o seu conteúdo lhe ofereça valor e/ou resolva um problema. Se não for já, os dados estão lançados para que o volte a visitar, ou até faça uma compra na próxima vez!
Dica extra: no caso das lojas online, dedique tempo a enriquecer a descrição dos seus produtos, incluindo eventuais aplicações práticas para os mesmos. Por exemplo: a lâmpada “XPTO” é ideal para as decorações de Natal.
6. Meta à vista!
Meta description é um pitch de elevador do que tem para oferecer face à concorrência, em duas ou três linhas. Na selva da página de resultados de um motor de pesquisa, o seu resumo anuncia o que o leitor vai encontrar na sua página. E tem que ser convincente. Cada vez que efetua uma pesquisa, os sites aparecem com o respetivo título, endereço e esse pequeno resumo, que terá idealmente que ser único e diferenciador para o seu público-alvo.
7. Os olhos também comem
As imagens são mais de 20% nas pesquisas no Google (dados de 2022). Já está convencido? Desde logo deve ter em atenção o tamanho e respetivo tempo de carregamento que vão implicar (quanto mais pesadas, pior). Será que a imagem vai chamar a atenção do seu potencial leitor? Por outro lado, preencha sempre ALT text nas suas imagens. Trata-se de algumas palavras curtas que vão ajudar o Google a identificar o conteúdo da imagem e dar-lhe relevância, contribuindo para a melhoria do SEO.
8. Need for speed
Falámos do tempo de carregamento no parágrafo anterior. A velocidade é um aspeto muito importante. Cada segundo conta (mesmo!) quando 40% dos consumidores aguardam o máximo de três segundos até abandonar um site! Tragicamente, tudo pode estar acabado antes mesmo de começar, pois o Google recomenda 2 segundos para carregar completamente um website de E-commerce. Pode ter o melhor título e conteúdo do mundo, pode esforçar-se arduamente por trazer o potencial cliente até si. Mas se ele tiver que ficar muito tempo à porta, vai ver o que a loja do lado tem para oferecer. Não queremos isso, portanto, carregue no acelerador!
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