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8 Dicas sobre Anúncios de Pesquisa Google

8 Dicas sobre Anúncios de Pesquisa Google

03/04/2023 iFlexi.com Comments Off

O Google é sem dúvida o motor de busca mais popular no mercado, com quase 90% de quota. Muito provavelmente, o próprio leitor usa os seus serviços diariamente à procura de informação sobre um qualquer assunto, produto ou serviço. Pois bem, os Anúncios de Pesquisa Google permitem-lhe apresentar os seus produtos ou serviços a alguém que procura algo semelhante de forma intencional. Existem vários tipos de campanha, mas a Pesquisa (“Search”) é provavelmente a mais conhecida, pelo que vamos analisar esta vertente em mais detalhe.

 

1) Definir as bases

1.1 Objetivos

O primeiro passo é a definição de objetivos, porquê recorrer ao Google Ads? Criar leads? Aumentar a notoriedade? E qual é o seu orçamento? Se o objetivo for “aquecer” leads com um orçamento limitado, os anúncios do Facebook podem ser uma alternativa viável. Os anúncios de Pesquisa Google são mais adequados para situações em que o potencial cliente/interessado tem uma intenção clara, uma procura ativa pelo produto ou serviço. Tudo depende da sua estratégia e orçamento.

1.2 Público-alvo

Quem é o seu público-alvo? Onde está? O que faz? Onde efetua as pesquisas? Que problemas tem e que soluções procura? O seu produto/serviço será a solução para o que precisam?

 

2) Criar conta

Pode usar uma conta Google atual, ou criar outra especificamente para este efeito. Basta preencher alguma informação básica, o processo é muito rápido.

 

3) Definir palavras ou expressões de pesquisa (keywords e keyphrases)

Aqui sim, a magia começa a acontecer 😊 Os anunciantes licitam palavras ou expressões, de acordo com a sua atividade, pois estes anúncios do Google funcionam numa base de leilão. Há fatores adicionais a considerar, além da licitação (bid) por si só, mas esta é a base. Pense que tipo de palavras ou expressões serão usadas pelos utilizadores que procuram produtos ou serviços semelhantes aos seus. Além da sua pesquisa pessoal e conhecimento do setor, há ferramentas podem ajudar a encontrar as palavras e expressões mais eficazes, tendo em conta o seu orçamento. Por exemplo, Moz Keyword Explorer, Google Keyword Planner ou Semrush.

 

4) Criar a campanha

Passemos então à etapa de criação da campanha. Para o fazer vai necessitar de:

 

4.1 Escolher o tipo de campanha

4.2 Escolher horário de aplicação dos anúncios

4.3 Definir língua e localização

4.4 Definir orçamento

4.5 Definir a sua estratégia de licitação

4.6 Adicionar as palavras e expressões de pesquisa

 

5) Criar o anúncio

Neste momento chega o desafio criativo da composição escrita do anúncio. Que tipo de mensagem irá convencer a sua audiência? Que argumentos e pontos-chave referir? O espaço disponível é muito curto, a tarefa não é fácil.

 

Algumas boas práticas:

– Enfatize a solução que oferece

– Seja relevante

– Foque-se nos benefícios

– Inclua as keywords pretendidas

– Seja criativo/único (destaque-se da multidão)

– Inclua um call to action (acção que deseja que o utilizador empreenda)

 

Um exemplo:

No momento em que o utilizador clica no anúncio, há lugar ao pagamento do valor da licitação para a palavra ou expressão definida previamente pelo anunciante.

Por exemplo, um utilizador do Google localizado na região de Lisboa tem um eletrodoméstico avariado e que necessita de reparação. Pode utilizar inúmeras combinações de expressões de pesquisa, em busca de uma solução de reparação. O anunciante, que oferece serviços de reparação, faz uma licitação pela expressão “reparação eletrodomésticos Lisboa”, competindo com todos os anunciantes que também efetuarem licitações (bids) por essa mesma expressão. Se o a anúncio é exibido e clicado pelo utilizador, há lugar ao pagamento desse clique. Os anúncios de pesquisa Google funcionam numa base PPC (pay per click).

 

6) Analisar resultados

Esta atividade é muito dinâmica, não basta fazer correr o anúncio e esperar colher os frutos passado uns dias. Tem de acompanhar regularmente a performance dos seus anúncios, para efetuar eventuais ajustes necessários e intervir onde for necessário. Algumas métricas importantes relativamente a um anúncio:

– Cost per click (preço real pago por cada clique)

– Click-through rate (rácio entre total de cliques e total de impressões)

– Conversion rate (rácio entre número de conversões e total de interações e total de interações)

– Cost per action/cost per conversion (custo médio de uma conversão; conversão é uma ação que se pretende que o público-alvo efetue depois de ver o anúncio)

 

7) Otimize, teste e ajuste

Basicamente: teste, teste e teste novamente. Como em qualquer estratégia de marketing, uma parte essencial é avaliar o que está, ou não, a funcionar, e implementar eventuais alterações necessárias.

 

8) Simplifique

Sempre que possível, facilite a sua vida. Este meio envolve uma quantidade enorme de variáveis, métricas e informação a gerir de inúmeras fontes. Por exemplo, tente consolidar campanhas do mesmo tipo, para ter menos para gerir e focar a sua atenção. Por outro lado, mais vale começar hoje com uma abordagem mais simples e direta e “pôr as mãos na massa” do que adiar indefinidamente, à espera do momento perfeito. O Google Ads é sempre um work in progress!

 

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