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12 Dicas para Anúncios Facebook

12 Dicas para Anúncios Facebook

06/02/2023 iFlexi.com Comments Off

“As notícias da minha morte foram francamente exageradas.”

Esta frase de Mark Twain poderia aplicar-se ao Facebook.  Considerando a sucessão de notícias negativas sobre o Facebook nos últimos anos, seria legítimo questionar se a rede social ainda é relevante. E, consequentemente, se publicitar na plataforma ainda fará sentido nos dias de hoje.

Apesar de tudo, a publicidade no Facebook ainda faz parte da estratégia de Social Media de muitas empresas. Tem ainda uma posição dominante no panorama português, perdendo o duelo essencialmente nas faixas mais jovens, mais inclinadas para Instagram e TikTok.

Com a diminuição drástica do alcance dos posts orgânicos (não pagos), a publicidade tornou-se uma alternativa realista de fazer chegar a mensagem das empresas aos potenciais clientes. Já pensou aventurar-se no mundo dos anúncios do Facebook? Venha daí, temos algumas dicas que podem ajudar.

Antes de mais, os anúncios estão destacados no feed, antecedidos da expressão “Patrocinado”/”Sponsored”, aparecendo no meio dos posts não pagos.

Por exemplo:

 

Agora, como tornar o seu anúncio mais eficaz?

 

1) Refresque a sua própria Página

Pense que a sua Página é um cartão de visita. Quando o potencial cliente for dar uma olhada, o que vai encontrar? Não vai ter uma segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão, por isso reveja a secção “Sobre”, bem como as fotos, textos, vídeos e outros quaisquer conteúdos disponíveis para o visitante. Ele(a) visitou a Página. Excelente! No entanto, tenha em atenção que a sua credibilidade já está a ser construída nesse momento, e ninguém compra onde não confia, particularmente no mundo online.

 

2) Criar sentido de urgência

Seguramente já se deparou com ofertas “Só até sexta-feira!” ou “limitado ao stock existente”. De facto, escassez e urgência são fatores importantes para pressionar o potencial cliente a tomar uma decisão e “converter”, no seguimento de um “call to action”.

Call to Action é uma incitação a fazer algo por parte do público-alvo. Por exemplo, uma inscrição ou adesão (Sign Up):

Conversão é a ação que se pretende que o público-alvo efetue depois de ver o anúncio. Pode ser comprar algo, descarregar um e-book, ou preencher um formulário com cedência de dados.

 

3) Conhecer o público-alvo

Naturalmente, sem ter ideia de quem será o nosso possível cliente, o investimento em publicidade pode ser infrutífero. Uma das grandes vantagens do Facebook é a granularidade das opções de definição do público-alvo, pois permite chegar a um nicho muito específico de pessoas, segundo critérios demográficos, de gostos e preferências pessoais, localização, rendimento, etc. Este é um fator diferenciador da plataforma, que pode ser colocado ao seu serviço.

 

4) Invista no título/mensagem principal

Muita gente não chega a olhar para o resto do seu anúncio, pelo que tem de prender a atenção do utilizador por alguns segundos, logo a começar pelo título e/ou mensagem de destaque.

 

5) Conte uma história

Storytelling é cada vez mais uma ferramenta na construção de uma relação com o futuro cliente. Campanhas que contam a história de uma marca antes de solicitar uma compra, têm maiores possibilidades de sucesso. Particularmente numa rede social, há simultaneamente a oportunidade e o desafio de criar relações próximas com os “Fãs” de uma marca. Desperte emoções, as pessoas compram com base na emoção.

 

6) Coloque questões

Dirija-se diretamente ao utilizador, efetuando sondagens, ou questionando a sua opinião ou preferência sobre uma determinada oferta ou evento. Numa rede social, as pessoas gostam de se fazer ouvir.

 

7) Construa uma comunidade

Se conseguir construir uma comunidade em redor da sua marca, não apenas tem melhores possibilidades de fidelizar e envolver, como vai ter neles os primeiros defensores em caso de crítica ou um qualquer ataque.

 

8) Exiba prova social

Cada vez mais se consome com base em testemunhos de terceiros, por exemplo, onde ir jantar este fim de semana. Se o restaurante “X” ou “Y” tem boas críticas, é um critério essencial para o potencial cliente, independentemente de qualquer campanha publicitária que desenvolva. Sendo assim, convide os seus “Fãs”/utilizadores/clientes a dar o seu testemunho/crítica dos seus produtos ou serviços, vão ser mais um cartão de visita importante.

 

9) Seja consistente no design

Deve apresentar uma uniformidade, um traço comum no design, tanto da Página como dos anúncios, sempre com elevada qualidade nos conteúdos. Seja texto, imagem ou vídeo, tenha atenção ao detalhe. Acredite que o utilizador vai ter. Se possível, evite fotos de stock, que aparecem em vários locais e têm por vezes um ar muito artificial.

 

10) Ofereça algo

Regra geral, as pessoas gostam de coisas gratuitas 😊 Pode ser o giveaway de um produto, período experimental de um serviço, um e-book. O importante é que esse pode ser o ponto de partida da sua relação com o futuro cliente.

 

11) Testar, testar, testar

O Facebook tem ferramentas para testar o que funciona melhor para um determinado grupo de utilizadores, por exemplo, os “testes A/B”. Experimente com diferentes variações de imagens, textos, vídeos, etc. Essa informação vai ser preciosa para perceber o que funciona melhor com o seu público-alvo, canalizando o seu orçamento para a solução vencedora.

 

12) Fique atento(a) às novidades

Esta plataforma é muito dinâmica e apresenta regularmente novas funcionalidades técnicas para gerir as suas campanhas. Fique a par, o seu esforço vai ser recompensado! Uma excelente fonte de informação (Blueprint) é disponibilizada gratuitamente pelo próprio Facebook, aproveite!

Precisa de uma bússola neste mar de informação? 😊

Conte connosco: https://www.iflexi.pt/socialize/

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