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12 dicas para a sua Newsletter. Mil e uma já seria um exagero.

12 dicas para a sua Newsletter. Mil e uma já seria um exagero.

02/11/2022 iFlexi.com Comments Off

Tendo em conta a ubiquidade e popularidade dos Social Media e publicidade online como ferramentas para gerar negócio e promoção das marcas, poderia correr o risco de pensar que a boa velha newsletter estaria definitivamente condenada a um lugar simpático e respeitável na história do marketing, arrumada num cantinho onde não incomode.

Pense novamente.

A newsletter, ferramenta de e-mail marketing, é ainda um meio relevante de comunicação com um público-alvo, fornecer informação sobre produtos ou serviços e manter um elo com a marca através do envio de e-mail a uma lista de subscritores. Assim sendo, que aspetos deve ter em conta?

1) Definir objetivos

Como ponto inicial, pense no objetivo que quer atingir com a criação da newsletter. Canalizar visitas para o website? Aumentar vendas? Este objetivo ou objetivos devem nortear a criação de conteúdo, tendo em conta o público-alvo.

2) Ser consistente, mas oferecer algo único

A newsletter deve oferecer algo novo, não apenas uma condensação do que já foi publicado em outros canais de comunicação da empresa, tais como o website, blog ou Social Media. Se for um mero resumo do que o leitor já vê noutras fontes, não lhe acrescenta grande valor.

3) Definir o meio de envio

Ao contrário do que poderia pensar, não é eficaz tentar enviar a sua newsletter através de um serviço de e-mail comum. Tendo em conta os elevados volumes e a possibilidade de ter o seu conteúdo marcado como spam, deve recorrer a um fornecedor especializado. O mercado tem disponíveis várias opções, nós recomendamos o e-Goi (https://www.e-goi.com/pt/?a=k76870OgJYp1I).

4) Definir frequência de envio

A newsletter deve respeitar uma periodicidade de envio, no mínimo mensal. Se o leitor apreciar o conteúdo, vai aguardar com interesse o próximo episódio. Entretanto, pode usar as redes sociais como teaser para a newsletter, sem repetir conteúdo.

5) Storytelling

Sabendo que pode contar com episódios regulares em determinada data, enrede cada vez mais o leitor contando uma história. Se Xerazade fosse uma pessoa real, poderia seguramente cobrar fortunas em seminários sobre Storytelling.  Fale com o leitor, encante-o, não se limite a um tom frio de noticiário.

6) Seja breve

Infelizmente, é provável que não disponha de mil e uma noites da atenção indisputada do leitor, tendo que competir com milhentas solicitações diárias. Sendo assim, não se alongue demasiado e tente ir ao assunto pretendido.

7) Design

O conteúdo pode ser muito bom, mas um design pouco cuidado pode deitar tudo a perder, passa uma ideia de falta de profissionalismo. Por outro lado, a newsletter não deve estar entupida com informação que desencoraje a leitura. Desejavelmente, quer que o leitor absorva a informação e empreenda uma acção (Call to Action). Se for necessário, pode criar links para artigos ou informação mais aprofundada, por exemplo para o blog, oferecendo ao leitor a oportunidade de conhecer algo com maior detalhe.

8) Assunto do e-mail apelativo

Seja irreverente, criativo e mostre sentido de humor. Atreva-se. Pode ter a melhor newsletter do mundo, mas se o leitor não a chegar a abrir o e-mail, infelizmente não vai cumprir o seu objetivo.

9) Fruta da época

Crie conteúdo ligado a tópicos e temas relevantes no momento, que poderão por esse motivo ser mais apelativos. Como exemplo do momento em que publicamos este texto, a sua newsletter poderia ter informação e uma campanha promocional relativa ao Halloween.

10) Call to Action

Sem exagerar no conteúdo promocional (recomendamos 90% informativo e 10% promocional), não se desfoque do objetivo: quer que o leitor compre algo, subscreva, visite, ou simplesmente fique a aguardar ardentemente o próximo episódio, onde lhe vai vender algo.

11) Móvel

Cada vez mais conteúdo é consumido em dispositivos móveis; não pode contar que o leitor vá abrir a sua newsletter num desktop. Provavelmente vai estar nos transportes ou no café, pelo que o seu conteúdo tem que ser responsivo e fácil de ler.

12) Testar, testar, testar

Para aferir se está a atingir os seus objetivos, terá de definir métricas e ferramentas para medir resultados e implementar correcções, se necessário. Uma das técnicas mais populares é a criação de “testes A/B” comparando a performance de conteúdos equiparados e investindo na solução com melhor desempenho, na criação de conteúdos futuros semelhantes ou publicidade.

Agora é a parte mais interessante, pôr tudo isto em prática!  😊

Se precisar, estamos aqui para ajudar: https://www.iflexi.pt/socialize/