I F L E X I

Loading...

12 dicas para a sua Newsletter. Mil e uma já seria um exagero.

12 dicas para a sua Newsletter. Mil e uma já seria um exagero.

02/11/2022 iFlexi.com Comments Off

Tendo em conta a ubiquidade e popularidade dos Social Media e publicidade online como ferramentas para gerar negócio e promoção das marcas, poderia correr o risco de pensar que a boa velha newsletter estaria definitivamente condenada a um lugar simpático e respeitável na história do marketing, arrumada num cantinho onde não incomode.

Pense novamente.

A newsletter, ferramenta de e-mail marketing, é ainda um meio relevante de comunicação com um público-alvo, fornecer informação sobre produtos ou serviços e manter um elo com a marca através do envio de e-mail a uma lista de subscritores. Assim sendo, que aspetos deve ter em conta?

1) Definir objetivos

Como ponto inicial, pense no objetivo que quer atingir com a criação da newsletter. Canalizar visitas para o website? Aumentar vendas? Este objetivo ou objetivos devem nortear a criação de conteúdo, tendo em conta o público-alvo.

2) Ser consistente, mas oferecer algo único

A newsletter deve oferecer algo novo, não apenas uma condensação do que já foi publicado em outros canais de comunicação da empresa, tais como o website, blog ou Social Media. Se for um mero resumo do que o leitor já vê noutras fontes, não lhe acrescenta grande valor.

3) Definir o meio de envio

Ao contrário do que poderia pensar, não é eficaz tentar enviar a sua newsletter através de um serviço de e-mail comum. Tendo em conta os elevados volumes e a possibilidade de ter o seu conteúdo marcado como spam, deve recorrer a um fornecedor especializado. O mercado tem disponíveis várias opções, nós recomendamos o e-Goi (https://www.e-goi.com/pt/?a=k76870OgJYp1I).

4) Definir frequência de envio

A newsletter deve respeitar uma periodicidade de envio, no mínimo mensal. Se o leitor apreciar o conteúdo, vai aguardar com interesse o próximo episódio. Entretanto, pode usar as redes sociais como teaser para a newsletter, sem repetir conteúdo.

5) Storytelling

Sabendo que pode contar com episódios regulares em determinada data, enrede cada vez mais o leitor contando uma história. Se Xerazade fosse uma pessoa real, poderia seguramente cobrar fortunas em seminários sobre Storytelling.  Fale com o leitor, encante-o, não se limite a um tom frio de noticiário.

6) Seja breve

Infelizmente, é provável que não disponha de mil e uma noites da atenção indisputada do leitor, tendo que competir com milhentas solicitações diárias. Sendo assim, não se alongue demasiado e tente ir ao assunto pretendido.

7) Design

O conteúdo pode ser muito bom, mas um design pouco cuidado pode deitar tudo a perder, passa uma ideia de falta de profissionalismo. Por outro lado, a newsletter não deve estar entupida com informação que desencoraje a leitura. Desejavelmente, quer que o leitor absorva a informação e empreenda uma acção (Call to Action). Se for necessário, pode criar links para artigos ou informação mais aprofundada, por exemplo para o blog, oferecendo ao leitor a oportunidade de conhecer algo com maior detalhe.

8) Assunto do e-mail apelativo

Seja irreverente, criativo e mostre sentido de humor. Atreva-se. Pode ter a melhor newsletter do mundo, mas se o leitor não a chegar a abrir o e-mail, infelizmente não vai cumprir o seu objetivo.

9) Fruta da época

Crie conteúdo ligado a tópicos e temas relevantes no momento, que poderão por esse motivo ser mais apelativos. Como exemplo do momento em que publicamos este texto, a sua newsletter poderia ter informação e uma campanha promocional relativa ao Halloween.

10) Call to Action

Sem exagerar no conteúdo promocional (recomendamos 90% informativo e 10% promocional), não se desfoque do objetivo: quer que o leitor compre algo, subscreva, visite, ou simplesmente fique a aguardar ardentemente o próximo episódio, onde lhe vai vender algo.

11) Móvel

Cada vez mais conteúdo é consumido em dispositivos móveis; não pode contar que o leitor vá abrir a sua newsletter num desktop. Provavelmente vai estar nos transportes ou no café, pelo que o seu conteúdo tem que ser responsivo e fácil de ler.

12) Testar, testar, testar

Para aferir se está a atingir os seus objetivos, terá de definir métricas e ferramentas para medir resultados e implementar correcções, se necessário. Uma das técnicas mais populares é a criação de “testes A/B” comparando a performance de conteúdos equiparados e investindo na solução com melhor desempenho, na criação de conteúdos futuros semelhantes ou publicidade.

Agora é a parte mais interessante, pôr tudo isto em prática!  😊

Se precisar, estamos aqui para ajudar: https://www.iflexi.pt/socialize/

Ao navegar neste site, está a concordar com a nossa política de privacidade e uso de cookies. saber mais

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close