Os Anúncios Google (ou Google Ads, anteriormente designados Google Adwords) são o conjunto de soluções de publicidade do Google, incluindo várias plataformas, parcerias e aplicações. Continuam a ser um dos principais meios de publicidade online, sendo uma ferramenta essencial na estratégia das empresas, como forma de aumentar as vendas.
1) Rede de Display e rede de Pesquisa (Search)
A Rede de Display trabalha a montante, sensibilizando o futuro cliente para a existência do produto ou serviço, mostrando-o ao potencial cliente. Seja num artigo, vídeo ou site parte da rede Google e dos seus parceiros. A Rede de Pesquisa foca-se mais na fase final do funil da venda, quando já se verifica uma procura intencional de informação, num estado propício à compra.
2) Os principais tipos de anúncios Google
2.1. Pesquisa (Search)
Provavelmente, este será o tipo de anúncio mais familiar. Surge no topo da página de resultados (SERP – Search Engine Result Page) quando é efetuada qualquer pesquisa pelo utilizador, antecedida da palavra “Anúncio”. No entanto, a pesquisa pode devolver não apenas resultados em texto, mas também imagens de artigos para venda. Trata-se da vertente Shopping, a abordar mais à frente.
2.2. Display
A Rede de Display recorre a parcerias da Google, mostrando os anúncios em milhões de outros sites e parceiros, em vários formatos, inclusivé no próprio Gmail:
2.3. Video
Existem três grandes categorias de anúncios de Video:
2.3.1. In-Stream: Certamente que já conhece estes anúncios, que podem aparecer no início, meio ou fim dos seus vídeos do Youtube, mesmo que não queira 😊. Dependendo da variante, pode ignorar o anúncio após 5 segundos, ou ter de ser exibido até ao fim, entre outras opções. O parceiro que exibe o vídeo na plataforma é cobrado por esse efeito.
2.3.2. In-Search: Estes videos estão relacionados com a pesquisa de conteúdo no YouTube. Se o utilizador clicar, há lugar a um pagamento por parte do parceiro.
2.3.3. Discovery: Estes anúncios podem aparecer na pesquisa ou como sugestão para ver a seguir (Watch Next), sendo disponibilizados ao lado de conteúdo com elevada probabilidade de ser visto pelo utilizador.
2.4. Shopping
Nesta modalidade ocorre a promoção de produtos físicos, através de fotos dos artigos, com respetivo preço e informação adicional sobre tamanho, disponibilidade, etc. Está acessível através do separador “Compras” e em fotos destacadas nos resultados de pesquisa.
2.5. Smart
As campanhas Smart caracterizam-se pela quase total automação, depois de definidos os parâmetros de partida. O anunciante permite ao próprio Google decidir onde os anúncios vão ser disponibilizados, com o mínimo de esforço de manutenção.
2.6. App
Este tipo de campanha tem o objetivo de aumentar o número de instalação de apps e/ou alcançar conversões adicionais dentro das mesmas. O processo de entrega do anúncio é automatizado, escolhendo o Google entre as suas redes de Pesquisa e Display, Play Store, YouTube e milhões de parceiros.
Precisa de ajuda para se lançar nos Anúncios Google?
Uma introdução aos Anúncios Google
O que são os Anúncios Google?
Os Anúncios Google (ou Google Ads, anteriormente designados Google Adwords) são o conjunto de soluções de publicidade do Google, incluindo várias plataformas, parcerias e aplicações. Continuam a ser um dos principais meios de publicidade online, sendo uma ferramenta essencial na estratégia das empresas, como forma de aumentar as vendas.
1) Rede de Display e rede de Pesquisa (Search)
A Rede de Display trabalha a montante, sensibilizando o futuro cliente para a existência do produto ou serviço, mostrando-o ao potencial cliente. Seja num artigo, vídeo ou site parte da rede Google e dos seus parceiros. A Rede de Pesquisa foca-se mais na fase final do funil da venda, quando já se verifica uma procura intencional de informação, num estado propício à compra.
2) Os principais tipos de anúncios Google
2.1. Pesquisa (Search)
Provavelmente, este será o tipo de anúncio mais familiar. Surge no topo da página de resultados (SERP – Search Engine Result Page) quando é efetuada qualquer pesquisa pelo utilizador, antecedida da palavra “Anúncio”. No entanto, a pesquisa pode devolver não apenas resultados em texto, mas também imagens de artigos para venda. Trata-se da vertente Shopping, a abordar mais à frente.
2.2. Display
A Rede de Display recorre a parcerias da Google, mostrando os anúncios em milhões de outros sites e parceiros, em vários formatos, inclusivé no próprio Gmail:
2.3. Video
Existem três grandes categorias de anúncios de Video:
2.3.1. In-Stream: Certamente que já conhece estes anúncios, que podem aparecer no início, meio ou fim dos seus vídeos do Youtube, mesmo que não queira 😊. Dependendo da variante, pode ignorar o anúncio após 5 segundos, ou ter de ser exibido até ao fim, entre outras opções. O parceiro que exibe o vídeo na plataforma é cobrado por esse efeito.
2.3.2. In-Search: Estes videos estão relacionados com a pesquisa de conteúdo no YouTube. Se o utilizador clicar, há lugar a um pagamento por parte do parceiro.
2.3.3. Discovery: Estes anúncios podem aparecer na pesquisa ou como sugestão para ver a seguir (Watch Next), sendo disponibilizados ao lado de conteúdo com elevada probabilidade de ser visto pelo utilizador.
2.4. Shopping
Nesta modalidade ocorre a promoção de produtos físicos, através de fotos dos artigos, com respetivo preço e informação adicional sobre tamanho, disponibilidade, etc. Está acessível através do separador “Compras” e em fotos destacadas nos resultados de pesquisa.
2.5. Smart
As campanhas Smart caracterizam-se pela quase total automação, depois de definidos os parâmetros de partida. O anunciante permite ao próprio Google decidir onde os anúncios vão ser disponibilizados, com o mínimo de esforço de manutenção.
2.6. App
Este tipo de campanha tem o objetivo de aumentar o número de instalação de apps e/ou alcançar conversões adicionais dentro das mesmas. O processo de entrega do anúncio é automatizado, escolhendo o Google entre as suas redes de Pesquisa e Display, Play Store, YouTube e milhões de parceiros.
Precisa de ajuda para se lançar nos Anúncios Google?
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