I F L E X I

Loading...

Uma introdução aos Anúncios Google

Uma introdução aos Anúncios Google

06/03/2023 iFlexi.com Comments Off

O que são os Anúncios Google?

Os Anúncios Google (ou Google Ads, anteriormente designados Google Adwords) são o conjunto de soluções de publicidade do Google, incluindo várias plataformas, parcerias e aplicações.  Continuam a ser um dos principais meios de publicidade online, sendo uma ferramenta essencial na estratégia das empresas, como forma de aumentar as vendas.

 

1) Rede de Display e rede de Pesquisa (Search)

A Rede de Display trabalha a montante, sensibilizando o futuro cliente para a existência do produto ou serviço, mostrando-o ao potencial cliente. Seja num artigo, vídeo ou site parte da rede Google e dos seus parceiros. A Rede de Pesquisa foca-se mais na fase final do funil da venda, quando já se verifica uma procura intencional de informação, num estado propício à compra.

 

2) Os principais tipos de anúncios Google

2.1. Pesquisa (Search)

Provavelmente, este será o tipo de anúncio mais familiar. Surge no topo da página de resultados (SERP – Search Engine Result Page) quando é efetuada qualquer pesquisa pelo utilizador, antecedida da palavra “Anúncio”. No entanto, a pesquisa pode devolver não apenas resultados em texto, mas também imagens de artigos para venda. Trata-se da vertente Shopping, a abordar mais à frente.

 

2.2. Display

A Rede de Display recorre a parcerias da Google, mostrando os anúncios em milhões de outros sites e parceiros, em vários formatos, inclusivé no próprio Gmail:

 

2.3. Video

Existem três grandes categorias de anúncios de Video:

2.3.1. In-Stream: Certamente que já conhece estes anúncios, que podem aparecer no início, meio ou fim dos seus vídeos do Youtube, mesmo que não queira 😊. Dependendo da variante, pode ignorar o anúncio após 5 segundos, ou ter de ser exibido até ao fim, entre outras opções. O parceiro que exibe o vídeo na plataforma é cobrado por esse efeito.

 

2.3.2. In-Search: Estes videos estão relacionados com a pesquisa de conteúdo no YouTube. Se o utilizador clicar, há lugar a um pagamento por parte do parceiro.

 

2.3.3. Discovery: Estes anúncios podem aparecer na pesquisa ou como sugestão para ver a seguir (Watch Next), sendo disponibilizados ao lado de conteúdo com elevada probabilidade de ser visto pelo utilizador.

 

2.4. Shopping

Nesta modalidade ocorre a promoção de produtos físicos, através de fotos dos artigos, com respetivo preço e informação adicional sobre tamanho, disponibilidade, etc. Está acessível através do separador “Compras” e em fotos destacadas nos resultados de pesquisa.

 

2.5. Smart

As campanhas Smart caracterizam-se pela quase total automação, depois de definidos os parâmetros de partida. O anunciante permite ao próprio Google decidir onde os anúncios vão ser disponibilizados, com o mínimo de esforço de manutenção.

 

2.6. App

Este tipo de campanha tem o objetivo de aumentar o número de instalação de apps e/ou alcançar conversões adicionais dentro das mesmas. O processo de entrega do anúncio é automatizado, escolhendo o Google entre as suas redes de Pesquisa e Display, Play Store, YouTube e milhões de parceiros.

 

Precisa de ajuda para se lançar nos Anúncios Google?

Conte connosco: https://www.iflexi.pt/socialize/