Pretende criar uma Loja Online e não sabe por onde começar? Estes são alguns dos aspetos a ter em conta quando for lançar uma Loja Online. Aperte o cinto e venha daí!
Domínio de Internet 🌐
Se a sua empresa já tem um site institucional num domínio próprio (por exemplo, a-sua-empresa.pt), tem as seguintes alternativas:
1 – Transformar o seu site institucional num site híbrido, meio site institucional, meio loja online, tudo no mesmo domínio.
2 – Manter o seu site institucional no seu domínio principal (por exemplo, a-sua-empresa.pt) e ter a sua loja num subdomínio (por exemplo, loja.a-sua-empresa.pt).
3 – Registar um domínio novo específico para a sua loja.
Se ainda não tem qualquer site, a decisão é fácil: registe um domínio novo para a sua loja.
Em qualquer um dos casos, pense muito bem sobre o domínio/morada online da loja pois o mesmo terá um forte impacto nos seus clientes, nos motores de busca e na sua estratégia de Marketing.
– Definir os procedimentos das transações online: papéis e responsabilidade, tanto do seu negócio como do cliente.
– RGPD: seguramente que esta sigla não lhe é estranha; o seu negócio tem de estar em sintonia com a legislação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, aplicável à recolha e tratamento de dados pessoais de titulares na União Europeia.
– Porque infelizmente nem todas as histórias têm um final feliz, é necessário que defina onde e como se resolverão eventuais conflitos. O cliente tem sempre direito a reclamar.
– Caso recolha dados pessoais dos visitantes da sua Loja Online, deve claramente indicar como essa informação é recolhida e tratada. O mesmo se aplica aos Cookies, ficheiros em que são guardados dados para utilização posterior (exemplo: Login na conta, visitas à Loja, etc).
Se tiver dúvidas, não hesite em contactar um jurista/advogado pois o não cumprimento da legislação pode trazer-lhe consequências bastante negativas.
Meios de Pagamento 💰
Terá de decidir que meios de pagamento adotar, necessariamente reconhecidos e seguros, para receber dos seus clientes. Em Portugal, são utilizados como meios de pagamento em compras online, principalmente, as Referências Multibanco, o MBWay e a Transferência Bancária, mas também o PayPal, o Cartão de Crédito e o Payshop. Para este fim, use um fornecedor de confiança, pois ninguém compra onde não confia; nós recomendamos a IfThenPay de quem somos parceiros.
Transportadoras 🚚
Dependendo do tipo e dimensão dos produtos que vai comercializar, pode enviar as encomendas dos seus clientes por correio normal ou pode necessitar de celebrar contrato com uma ou mais transportadoras. Peça orçamentos a várias, pois na sua loja online pode recorrer a transportadoras diferentes consoante os países/regiões de destino e os prazos de entrega.
Logística Interna 🧩
Vender produtos online implica ter criada uma logística física por trás. Olhe para os recursos humanos da sua empresa e defina:
– Quem processa e faz expedição da encomenda.
– Quem mantém atualizado o catálogo de produtos (incluindo, por exemplo, tirar fotos e pesagem) e faz a gestão do stock.
– Como vai ter disponíveis embalagens adequadas aos vários produtos, eventualmente personalizadas com a imagem da empresa.
Software de Faturação 🛒
Terá de dispor de uma solução de software para processamento das faturas da sua loja online. Poderá usar o mesmo software que já usa na sua loja física mas, se a sua loja online for ter um elevado nº de movimentos ou se quiser separar devidamente as vendas entre a loja física e a loja online, sugerimos que use um software específico para as vendas online, do qual recomendamos o software Moloni.
Como a sua Loja Online vai estar intimamente relacionada com a informatização do seu negócio, será importante proteger-se de ataques e vulnerabilidades associadas à presença na Internet. Acredite, mais vale prevenir. Depois de acontecer pode ser demasiado tarde. Proteja o seu negócio com Backups na Cloud!
Apoio ao Cliente 👨💻
Defina quem vai dar apoio aos clientes no processo de encomenda (resposta em redes sociais, chat, e-mail) e no pós-venda.
Presença nas redes sociais para promover a sua Loja 📣
Já ouviu isto milhares de vezes, não é? E faz sentido, porque é incontornável ter presença nas redes sociais, canal de interação com os seus clientes. Não tente vender lá diretamente porque isso é pouco profissional, não cumpre os requisitos legais e irá consumir todo o seu tempo. Venda na sua loja online, e utilize as redes sociais apenas para promover a sua loja e divulgar os seus produtos, mas encaminhe sempre os seus clientes para comprarem na sua loja online. Mas ter uma presença eficaz nas redes sociais significa investir tempo e esforço; terá de definir quem trata desta promoção.
Requisitos a considerar na escolha do software da sua Loja Online 💻
Uma Loja Online, obviamente, não é uma Loja Online se não tiver o seu próprio site, nomeadamente, um site especialmente concebido e vocacionado para vender online. Estamos a falar de um software/plataforma de comércio eletrónico e o mesmo deverá, no mínimo, permitir-lhe o seguinte:
– Fazer a Gestão de Produtos, Encomendas e Clientes.
– Configurar vários portes de envio.
– Configurar vários meios de pagamento.
– Ser compatível com Motores de Busca (principalmente o Google, essencial para dar visibilidade ao seu negócio).
– Ser compatível com Smartphones e Tablets.
Para além do site em si, o serviço de alojamento que contratar para ter a sua loja online 24h por dia deverá ainda fornecer-lhe sem custos extra:
– Suporte Técnico.
– Propriedade do código-fonte e da informação que insere na loja (por exemplo, permitir-lhe exportar os dados e imagens de todos os seus produtos).
Agora sim, chegou o momento de escolher a solução específica onde vai criar a sua Loja Online. Leia AQUI o artigo que escrevemos sobre este tema e onde recomendamos as soluções open source WooCommerce e PrestaShop.
Está pronto/a para avançar com a sua Loja Online? ✔️
Conte com os nossos 20 anos de experiência! Temos uma solução “chave na mão” de Loja Online, já com alojamento, domínio e várias pré-configurações, para que se possa focar no mais importante: o seu negócio!
Criar uma Loja Online: Por onde Começar?
Pretende criar uma Loja Online e não sabe por onde começar? Estes são alguns dos aspetos a ter em conta quando for lançar uma Loja Online. Aperte o cinto e venha daí!
Domínio de Internet 🌐
Se a sua empresa já tem um site institucional num domínio próprio (por exemplo, a-sua-empresa.pt), tem as seguintes alternativas:
1 – Transformar o seu site institucional num site híbrido, meio site institucional, meio loja online, tudo no mesmo domínio.
2 – Manter o seu site institucional no seu domínio principal (por exemplo, a-sua-empresa.pt) e ter a sua loja num subdomínio (por exemplo, loja.a-sua-empresa.pt).
3 – Registar um domínio novo específico para a sua loja.
Se ainda não tem qualquer site, a decisão é fácil: registe um domínio novo para a sua loja.
Em qualquer um dos casos, pense muito bem sobre o domínio/morada online da loja pois o mesmo terá um forte impacto nos seus clientes, nos motores de busca e na sua estratégia de Marketing.
Garantir o cumprimento da legislação aplicável ⚖️
Antes de lançar o seu negócio online, deverá:
– Inteirar-se da legislação aplicável às vendas online e aos direitos do consumidor.
– Definir os procedimentos das transações online: papéis e responsabilidade, tanto do seu negócio como do cliente.
– RGPD: seguramente que esta sigla não lhe é estranha; o seu negócio tem de estar em sintonia com a legislação do Regulamento Geral de Proteção de Dados, aplicável à recolha e tratamento de dados pessoais de titulares na União Europeia.
– Porque infelizmente nem todas as histórias têm um final feliz, é necessário que defina onde e como se resolverão eventuais conflitos. O cliente tem sempre direito a reclamar.
– Caso recolha dados pessoais dos visitantes da sua Loja Online, deve claramente indicar como essa informação é recolhida e tratada. O mesmo se aplica aos Cookies, ficheiros em que são guardados dados para utilização posterior (exemplo: Login na conta, visitas à Loja, etc).
Se tiver dúvidas, não hesite em contactar um jurista/advogado pois o não cumprimento da legislação pode trazer-lhe consequências bastante negativas.
Meios de Pagamento 💰
Terá de decidir que meios de pagamento adotar, necessariamente reconhecidos e seguros, para receber dos seus clientes. Em Portugal, são utilizados como meios de pagamento em compras online, principalmente, as Referências Multibanco, o MBWay e a Transferência Bancária, mas também o PayPal, o Cartão de Crédito e o Payshop. Para este fim, use um fornecedor de confiança, pois ninguém compra onde não confia; nós recomendamos a IfThenPay de quem somos parceiros.
Transportadoras 🚚
Dependendo do tipo e dimensão dos produtos que vai comercializar, pode enviar as encomendas dos seus clientes por correio normal ou pode necessitar de celebrar contrato com uma ou mais transportadoras. Peça orçamentos a várias, pois na sua loja online pode recorrer a transportadoras diferentes consoante os países/regiões de destino e os prazos de entrega.
Logística Interna 🧩
Vender produtos online implica ter criada uma logística física por trás. Olhe para os recursos humanos da sua empresa e defina:
– Quem processa e faz expedição da encomenda.
– Quem mantém atualizado o catálogo de produtos (incluindo, por exemplo, tirar fotos e pesagem) e faz a gestão do stock.
– Como vai ter disponíveis embalagens adequadas aos vários produtos, eventualmente personalizadas com a imagem da empresa.
Software de Faturação 🛒
Terá de dispor de uma solução de software para processamento das faturas da sua loja online. Poderá usar o mesmo software que já usa na sua loja física mas, se a sua loja online for ter um elevado nº de movimentos ou se quiser separar devidamente as vendas entre a loja física e a loja online, sugerimos que use um software específico para as vendas online, do qual recomendamos o software Moloni.
Soluções Anti-Vírus, Anti-Spam, Anti-Ransomware, Backups 💉
Como a sua Loja Online vai estar intimamente relacionada com a informatização do seu negócio, será importante proteger-se de ataques e vulnerabilidades associadas à presença na Internet. Acredite, mais vale prevenir. Depois de acontecer pode ser demasiado tarde. Proteja o seu negócio com Backups na Cloud!
Apoio ao Cliente 👨💻
Defina quem vai dar apoio aos clientes no processo de encomenda (resposta em redes sociais, chat, e-mail) e no pós-venda.
Presença nas redes sociais para promover a sua Loja 📣
Já ouviu isto milhares de vezes, não é? E faz sentido, porque é incontornável ter presença nas redes sociais, canal de interação com os seus clientes. Não tente vender lá diretamente porque isso é pouco profissional, não cumpre os requisitos legais e irá consumir todo o seu tempo. Venda na sua loja online, e utilize as redes sociais apenas para promover a sua loja e divulgar os seus produtos, mas encaminhe sempre os seus clientes para comprarem na sua loja online. Mas ter uma presença eficaz nas redes sociais significa investir tempo e esforço; terá de definir quem trata desta promoção.
Requisitos a considerar na escolha do software da sua Loja Online 💻
Uma Loja Online, obviamente, não é uma Loja Online se não tiver o seu próprio site, nomeadamente, um site especialmente concebido e vocacionado para vender online. Estamos a falar de um software/plataforma de comércio eletrónico e o mesmo deverá, no mínimo, permitir-lhe o seguinte:
– Fazer a Gestão de Produtos, Encomendas e Clientes.
– Configurar vários portes de envio.
– Configurar vários meios de pagamento.
– Ser compatível com Motores de Busca (principalmente o Google, essencial para dar visibilidade ao seu negócio).
– Ser compatível com Smartphones e Tablets.
Para além do site em si, o serviço de alojamento que contratar para ter a sua loja online 24h por dia deverá ainda fornecer-lhe sem custos extra:
– Suporte Técnico.
– Propriedade do código-fonte e da informação que insere na loja (por exemplo, permitir-lhe exportar os dados e imagens de todos os seus produtos).
Agora sim, chegou o momento de escolher a solução específica onde vai criar a sua Loja Online. Leia AQUI o artigo que escrevemos sobre este tema e onde recomendamos as soluções open source WooCommerce e PrestaShop.
Está pronto/a para avançar com a sua Loja Online? ✔️
Conte com os nossos 20 anos de experiência! Temos uma solução “chave na mão” de Loja Online, já com alojamento, domínio e várias pré-configurações, para que se possa focar no mais importante: o seu negócio!
Verifique aqui a nossa oferta em detalhe: https://www.iflexi.pt/openshop/
Artigos recentes
Perdeu tudo o que tinha no seu PC. E agora?
05/10/20238 Formações e Certificações gratuitas em Marketing Digital e Redes Sociais
05/09/202312 Ferramentas gratuitas para Marketing Digital e gestão de Redes Sociais
01/08/202310 Razões para um baixo ranking no Google
07/07/2023O Essencial do Marketing Digital
05/06/2023Categorias